Encontros Nacionais

 V Encontro Indústria, História e Património | 

5th Meeting Industry, History and Heritage

Covilhã | 6, 7 e 8 abril 2022

Livro de resumos do V Encontro Indústria, História e Património

Lançamento do e-book do IV Encontro Indústria, História e Património

O e-book do IV Encontro Indústria, História e Património será lançado no dia 6 de abril às 16h no Museu de Lanifícios. Já se encontra disponível o link do canal Youtube onde poderão acompanhar a sessão de abertura do Encontro, a mesa redonda e o lançamento do e-book (https://www.youtube.com/channel/UCvRxlK-LxmzxWJLL-RvrFvw)

Programa

Convite para apresentação e divulgação de investigações, projetos e atividades em curso

No âmbito do V Encontro Indústria, História, Património pretendemos promover a partilha de investigações, projetos e atividades em curso nos domínios da História e Património da Indústria em Portugal. 

As inscrições para apresentação investigações, projetos e atividades em curso são feitas através de próprio formulário. Este deverá ser preenchido e enviado até 8 de março de 2022 para o email rihprihp@gmail.com

---

Convite para submissão de propostas | Call for papers

O V Encontro inclui uma menção particular às comunidades que direta ou indiretamente se relacionaram com os processos de industrialização. 
 
Interessa-nos analisar como eram compostas estas comunidades; em que medida influenciaram e foram influenciadas por aspetos políticos, económicos, científicos e tecnológicos e/ou culturais em diferentes momentos históricos; que tipo de ligações se estabeleceram entre comunidades nacionais e internacionais e com que objetivos; de que forma marcaram o território onde se inseriam, ou ainda inserem; que legado deixaram e de que forma é hoje, ou não, vivenciado; e quais os principais desafios que estas comunidades vivem atualmente.
 
A chamada para trabalhos estará aberta até ao dia 8 de março de 2022.
 
Mais informações sobre a apresentação de trabalhos e mesas temáticas

  Trabalho realizado no âmbito da Unidade de I&D Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet (CFE), com a referência UIDB/04004/2020, com apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC)



** 

 IV Encontro Indústria, História e Património | 

4th Meeting Industry, History and Heritage

São João da Madeira | 3 e 4 fevereiro 2021


ebook Atas do IV Encontro Indústria, História, Património: sustentabilidade

Programa

Livro de resumos do IV Encontro

Convite para submissão de propostas | Call for papers

O IV Encontro Indústria, História, Património dará ênfase às questões da sustentabilidade, na sua relação com a atividade industrial e na valorização do património industrial. Numa altura em que somos obrigados a redefinir o modo como nos relacionamos uns com os outros e com o território, interessa debater meios de intervenção sobre o património industrial. Os conceitos de conservação e perenidade têm, por isso, especial relevância.

Convidam-se todos os interessados que tenham como objetivos a divulgação de trabalhos no âmbito da história da indústria e do património a participar neste Encontro, que procurará refletir sobre estas problemáticas, considerando o contexto político, económico, social, cultural e geográfico em que se inserem.



Trabalho realizado no âmbito da Unidade de I&D Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet (CFE), com a referência UIDB/04004/2020, com apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC)


**
III Encontro Indústria, História, Património | 3rd Meeting Industry, History, Heritage 
S. João da Madeira | 16, 17 e 18 Janeiro 2019
Call for papers>>


**
II Encontro Indústria, História, Património | 2nd Meeting Industry, History, Heritage | Deuxièmes Rencontres Industriel, Histoire, Patrimoine
Tomar | 16, 17, 18 April 2015
Call for papers >>


**
I Encontro Anual Indústria, História, Património | I Encuentro Anual de Industria, Historia, Patrimonio | 1st Annual Meeting Industry, History, Heritage  


Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa 
18, 19 e 20 Abril/April  2013

CONFERÊNCIA O DE ABERTURA / OPENING LECTURE/ SESIÓN DE APERTURA 
por Hugues de Varine, Indústria e território : uma relação ambígua